Ir para conteúdo

  • twitter
  • facebook



Foto

[GUIA] Instruções Laterais: o que faz, o que muda na tática e quando usar cada uma delas!

Gritos FM13

  • Por favor, faça o login para responder
31 respostas neste tópico

#1 Rodrigo.

Rodrigo.
  • Membro
  • Mito.

  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 6252 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localização:Ouro Branco--MG
  • Jogo:Football Manager
  • Clube:Cruzeiro e Liverpool
  • Tática:4-5-1

Postado 04/01/2013 - 00:20

Guia traduzido do site Guitetofootballmanager, com algumas adaptações.


I. Controlar Passe

Manter a Posse de Bola
O que muda na tática: Muda o estilo para passe curto e a temporização mais lenta.
Quando usar: Use quando quer limitar a posse do adversário, quando seu percentual de posse de bola e passes concluídos são baixos, quando seus atacantes e pontas tem menos velocidade e aceleração que seus marcadores.

Levar a Bola ao Ataque
O que faz: Instrui os jogadores a procurarem manter a bola na intermediária (3/4 campo) adversária.
O que muda na tática: Muda o estilo para passe direto e temporização mais rápida.
Quando usar: Quando está criando boas chances, especialmente em um campo grande. Quando precisa de um gol no fim do jogo.

Passar Para o Espaço Vazio
O que faz: Aumenta os "Passes a Rasgar".
Quando usar: Quando estiver criando boas chances, especialmente em campos grandes. Quando os defensores adversários tem menor aceleração e velocidade que seus atacantes.

Passar Para o Pé
O que faz: Diminui os "Passes a Rasgar".
Quando usar: Use quando sua porcentagem de posse de bola e acertos de passes são baixos ou quer segurar a bola, limitando a posse do adversário.


II. Controlar Construção

Jogar a Partir da Defesa
O que faz: Incentiva os zagueiros a tocarem a bola na defesa, ao invés de dar passes longos.
O que muda na tática: Encurta o passe dos defensores e volantes.
Quando usar: Usar quando a porcentagem de passes na defesa é baixa e/ou quando seus defensores tentarem ligações diretas constantemente.

Fazer Cruzamentos de Longe

O que faz: Instrui os jogadores a cruzarem com mais frequência.
O que muda na tática: Instrui laterais ou alas a correrem menos com bola, cruzar com frequência e mais profundamente, e meias e extremos para cruzar em misto.
Quando usar: Use quando tem atacantes altos contra uma linha defensiva profunda e/ou quando tem atacantes rápidos contra uma linha defensiva alta. Pode ser combinado com "Explorar os Flancos" quando não consegue criar pelo meio de campo.

Bombear a Bola pra Área
O que faz: Instrui seus jogadores a mandarem a bola para a área.
O que muda na tática: Centra os passes pelo meio, instrui defensores e meias a alongar os passes e fazer menos enfiadas de bola. Instrui laterais e alas a cruzarem com frequência. Instrui pontas a jogar com menos largura e segurar a bola. Instrui atacantes a correr do fundo mais vezes.
Quando usar: Quando precisa de um gol ao fim do jogo e/ou quando seus atacantes tem mais aceleração e velocidade que seus marcadores ou são mais altos e mais fortes.

Aliviar a Bola Para os Flancos
O que faz: Instrui os jogadores a procurarem mandar a bola para áreas mais amplas de forma a serem captadas pelo atacante.
O que muda na tática: Foca o passe pelas laterais, instrui meias e defensores a jogarem mais diretamente e a darem menos enfiadas de bola. Instrui os jogadores de lado a jogarem com mais largura.
Quando usar: Usar quando seus alas tem mais aceleração e velocidade que os marcadores, buscando contra-atacar o oponente ou se o adversário está atacando e focando passes pelo meio.


III. Controlar Último Terço

Correr Para Cima da Defesa
O que faz: Instrui os jogadores a partirem pra cima da defesa adversária, deixando as instruções padrões.
O que muda na tática: Instrui os meias e atacantes a correrem com a bola frequentemente.
Quando usar: Use quando tem jogadores habilidosos, precisa quebrar a defesa adversária com passes curtos e baixa temporização. Pode ser eficiente quando a porcentagem de desarmes adversários é baixa.

Jogar Por Entre a Defesa
O que faz: Instrui os jogadores a tocarem mais a bola, sem liberdade para sair correndo com a mesma.
O que muda na tática: Instrui jogadores a correrem menos com a bola, exceto extremos.
Quando usar: Use quando seus jogadores estão perdendo a bola facilmente ao tentar driblar o adversário, quando quer manter a posse de bola sem que os jogadores quebrem o esquema tático e quando o adversário tem muitos defensores.

Levar bola até a área
O que faz: Instrui os jogadores a jogar com paciência para abrir a defesa adversária.
O que muda na tática: Reduz chutes de longe.
Quando usar: Use quando seus jogadores chutam muito de longe e criam poucas chances dentro da área, a não ser contra um adversário muito defensivo.


IV. Controlar Movimentos

Explorar os Flancos
O que muda na tática: Foca o passe pelos lados do campo, instrui laterais ou alas a jogarem mais ofensivamente, correr do fundo e cruzar frequentemente e os meias para segurarem a bola.
Quando usar: Use quando tem extremos rápidos, quando o adversário joga fechado ou os laterais são lentos.

Explorar o Meio-Campo
O que muda na tática: Instrui defensores e volantes a jogarem com uma mentalidade mais ofensiva e fazer mais passes a rasgar, e instrui meias e atacantes a correr do fundo frequentemente.
Quando usar: Use quando tem muitos jogadores pelo meio na sua tática, ou quando o adversário jogar com mais largura.

Procurar Sobreposições
O que faz: Instrui os jogadores a segurarem a bola para esperar jogadores de apoio, especialmente laterais.
O que muda na tática: Instrui laterais e alas a jogarem com mentalidade ofensiva, correr do fundo mais vezes, cruzar frequentemente. Instrui pontas e meias a jogarem com mentalidade menor, correr do fundo raramente, jogar com menos largura e segurar a bola.
Quando usar: Use quando precisa de penetração pelos lados do campo para quebrar uma defesa bem postada, quando o adversário tem poucos jogadores que jogam pelo lado na tática. Você precisará de bons laterais ou alas ofensivos.

Respirar
O que faz: Instrui os jogadores a manterem a posse de bola, especialmente quando estão cansados.
O que muda na tática: Diminui temporização e correr do fundo raramente.
Quando usar: Ao fim do jogo, quando está em vantagem, buscando manter o físico dos jogadores preservado.


V. Controlar Espaço

Jogar Mais Aberto
Quando usar: Usar quando precisa de espaço no ataque, especialmente em um campo estreito, quando o adversário foca os passes pelos lados do campo, quando o adversário tem muitos jogadores fechando a defesa.

Jogar Mais Fechado
Quando usar: Use quando tem muitos jogadores no meio em sua tática, quando o adversário concentra o jogo pelo meio, especialmente em um campo grande, quando o adversário tem ótimos laterais defensivos.

Pressionar Mais à Frente
O que faz: Instrui a defesa a se adiantar e empurra os jogadores para pressionar o adversário no campo de defesa (é recomendável que se use jogadores com mentalidade próxima ou que estejam em posições perto um do outro).
O que muda na tática: Avança a linha defensiva (defesa alta).
Quando usar: Use quando o adversário está recuado ou quando eles tem muito espaço com a bola. Não use se os atacantes ou pontas adversários tem mais velocidade e aceleração que seus defensores.

Recuar linha defensiva
O que faz: Instrui os jogadores a recuar as linhas de marcação.
O que muda na tática: Baixa a linha defensiva (defesa profunda).
Quando usar: Use para dar mais espaço ao adversário quando estiver jogando mais defensivamente e quando os atacantes adversários tem mais velocidade e aceleração que seus defensores ou quando o adversário ataca constantemente.


VI. Controlar Agressividade

Importunar Adversários
O que faz: Instrui os jogadores a apertarem a marcação a fim de forçar o erro adversário
Quando usar: Use quando precisa de um gol ou da vitória, quando quer ganhar a posse de bola rapidamente. Não use se os jogadores de ataque do adversário tem bom drible e velocidade.

Não pressionar adversários
O que faz: Instrui os jogadores a darem espaço e tempo para o adversário tocar a bola, forçando-os a jogarem no seu campo de defesa.
Quando usar: Use quando o adversário é muito defensivo ou está numa retranca, e precisa de mais tempo e espaço para quebrar a defesa deles. Quando precisa conter um adversário com jogadores rápidos, sem deixar espaços na marcação.

Desarme Agressivo
Quando usar: Quando precisa da posse de bola rapidamente, quando os jogadores adversários tem baixa bravura, determinação e força. Não use se a porcentagem de desarmes ganhos é baixa.

Desarme Cauteloso
Quando usar: Quando seu time faz muitas faltas, se o adversário tem bons cabeceadores e batedores de falta. Quando estiver em estratégia defensiva, o desarme cauteloso evita que os jogadores saiam da sua posição para desarmar, o que pode deixar espaços.

 
Combinações

Recuperar posse de bola = Desarme agressivo + pressionar adversário + Pressionar a frente

Segurar resultado = Manter posse de bola + Passar para o pé

Romper defesas = Jogar a partir da defesa + Pressionar mais a frente + Passar para o espaço vazio + Jogar por entre a defesa + Levar a bola até a área + Manter posse de bola

Chamar adversário pro seu campo a fim de quebrar sua defesa = Recuar linha defensiva + Jogar mais aberto + Não pressionar adversários



Bom, é isso aí galera. Os gritos que estão sem algum "o que faz" ou "o que muda" ou "quando usar" pra mim são meio óbvios e não precisam de explicação. Mas se alguém tiver alguma dúvida e/ou sugestões, é só postar aqui que vou considerar.
  • 41

sportingbet

#2 João Gilberto

João Gilberto
  • Membro VIP
  • O XERIFE voltou!

  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • 17637 posts
  • Steam:Steamjoaogilberto23
  • Sexo:Masculino
  • Localização:Paulista - PE
  • Jogo:Football Manager
  • Clube:Sport Club do Recife
  • Tática:4-2-3-1

Postado 04/01/2013 - 00:44

SHOW!!! tinha muita coisa que não usava por não saber o que era na tradução PT.

Curti essas combinações... se achar mais, por favor, poste!!!

hehehe
  • 0

#3 dan99

dan99
  • Membro
  • Paulo Pogbão

  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5727 posts
  • Sexo:Masculino
  • Jogo:Football Manager
  • Clube:Corinthians
  • Tática:N/A

Postado 04/01/2013 - 01:00

Muito boa explicação!
  • 0

#4 zepp

zepp
  • Membro
  • Acho que devia incluir o Fórum Manager no meu currículo

  • PipPipPipPipPipPip
  • 1828 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localização:Belém
  • Jogo:Football Manager
  • Clube:Clube do Remo
  • Tática:4-4-2

Postado 04/01/2013 - 03:00

Bastante útil! Ajuda muito até pq no jogo é português de Portugal e algumas coisas eu não entendo.
  • 0

#5 Fabinhoo

Fabinhoo
  • Membro VIP
  • Acho que devia incluir o Fórum Manager no meu currículo

  • PipPipPipPipPipPip
  • 2348 posts
  • Steam:Steamfabiopotter20
  • Sexo:Masculino
  • Localização:Rio de Janeiro
  • Jogo:Football Manager
  • Clube:Vasco
  • Tática:4-4-2

Postado 04/01/2013 - 07:45

Excelente explicação, show de bola! Alguns eu usava pensando que era outra coisa..rs
  • 0

#6 jonnyjones81

jonnyjones81
  • Membro
  • Estou começando a apanhar-lhe o jeito

  • PipPipPipPip
  • 731 posts
  • Steam:Steamkainebr
  • Sexo:Masculino
  • Localização:São Paulo
  • Jogo:Football Manager
  • Clube:São Paulo
  • Tática:4-2-3-1

Postado 04/01/2013 - 14:06

Bem interessante.
  • 0

#7 Nelson Rodrigues

Nelson Rodrigues
  • Membro VIP
  • Eu fui a jogos da Copa, é você?!

  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 4162 posts
  • Steam:Steamrmbrasil67
  • Sexo:Masculino
  • Localização:Pelotas - RS
  • Jogo:Football Manager
  • Clube:O primeiro na tabela
  • Tática:N/A

Postado 04/01/2013 - 17:46

Essa dica é muito boa.
  • 0

#8 Kaique Lopes

Kaique Lopes
  • @CBFM
  • Acho que devia incluir o Fórum Manager no meu currículo

  • PipPipPipPipPipPip
  • 2778 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localização:Itapevi/SP
  • Jogo:Football Manager
  • Clube:SPFC | Manchester United
  • Tática:4-2-3-1

Postado 04/01/2013 - 18:50

Dicas muito boas !
  • 0

#9 matheusbs

matheusbs
  • Membro
  • Acho que devia incluir o Fórum Manager no meu currículo

  • PipPipPipPipPipPip
  • 3102 posts
  • Steam:SteamMatheusBleza
  • Sexo:Masculino
  • Localização:Vit. da Conquista - BA
  • Jogo:Football Manager
  • Clube:Figueirense
  • Tática:4-4-2

Postado 04/01/2013 - 19:05

Demaix, valeu.
  • 0

#10 bstrelow

bstrelow
  • Membro
  • Estou começando a apanhar-lhe o jeito

  • PipPipPipPip
  • 475 posts
  • Steam:Steambstrelow
  • Sexo:Masculino
  • Localização:Pelotas
  • Jogo:Football Manager
  • Clube:Grêmio / Manchester City
  • Tática:4-1-2-1-2

Postado 04/01/2013 - 19:10

Lendo esse post e os projetos do seo beraldo ajuda muito a ter ideia de como usa-los em conjunto
  • 0

#11 Rodrigo.

Rodrigo.
  • Membro
  • Mito.

  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 6252 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localização:Ouro Branco--MG
  • Jogo:Football Manager
  • Clube:Cruzeiro e Liverpool
  • Tática:4-5-1

Postado 04/01/2013 - 20:03

Correção

No grito "Bombear bola para a area" --> "quando usar", ao inves de "instrui defensores e meias a alongar os passes e fazer menos enfiadas de bola", o correto é "instrui defensores e meias a alongar os passes e fazer mais enfiadas de bola".

Não estou conseguindo editar o post inicial, se alguem puder corrija.
  • 0

#12 baltazar

baltazar
  • Membro
  • Lembre-se, comer dá-lhe forças para continuar a postar

  • PipPipPipPipPip
  • 1359 posts
  • Steam:Steambaltazar
  • Sexo:Masculino
  • Jogo:Football Manager
  • Clube:Cruzeiro
  • Tática:4-2-3-1

Postado 04/01/2013 - 22:01

Belo tópico, sem dúvida tirou muitas dúvidas.
  • 0

#13 Bigulitto

Bigulitto
  • Membro
  • Ligeiramente viciado

  • PipPip
  • 88 posts
  • Sexo:Masculino
  • Jogo:Football Manager
  • Clube:Sport Club do Recife
  • Tática:4-3-3

Postado 05/01/2013 - 15:48

Muito bom meu velho!!
  • 0

#14 Boca Juniors

Boca Juniors
  • Membro
  • Ligeiramente viciado

  • PipPip
  • 167 posts

Postado 05/01/2013 - 18:18

Muito bom, parabéns pelo post.
  • 0

#15 João Pedr0

João Pedr0
  • Membro VIP
  • Lembre-se, comer dá-lhe forças para continuar a postar

  • PipPipPipPipPip
  • 1319 posts
  • Steam:Steamjoaopedrobd
  • Sexo:Masculino
  • Localização:Bom Despacho, MG
  • Jogo:Football Manager
  • Clube:Cruzeiro
  • Tática:N/A

Postado 06/01/2013 - 18:22

Excelente, podiam pendurar o tópico.
  • 0

#16 Stay Heavy

Stay Heavy
  • Moderador | FM
  • Ano que vem será nosso.

  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 8112 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localização:Artur Nogueira - SP/Brasil afora.
  • Jogo:Football Manager
  • Clube:Palmeiras
  • Tática:4-1-3-2

Postado 08/01/2013 - 18:01

Ótimo tópico!
  • 0

#17 nicolas.banks

nicolas.banks
  • Membro
  • Falta ritmo de jogo

  • Pip
  • 7 posts
  • Sexo:Masculino
  • Jogo:Football Manager
  • Tática:N/A

Postado 09/01/2013 - 00:46

Excelente Tópico!
  • 0

#18 Boca Juniors

Boca Juniors
  • Membro
  • Ligeiramente viciado

  • PipPip
  • 167 posts

Postado 10/01/2013 - 21:47

Esse topico é tão bom que eu vou elogiar novamente!! Parabéns!!
  • 0

#19 gostosinhoboladinho

gostosinhoboladinho
  • Moderador | OFF-Topic
  • Não é que seja viciante. Só que não consigo deixar de postar

  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • 13139 posts
  • Steam:Steamluquinh4x
  • Sexo:Masculino
  • Localização:Araruama/RJ
  • Jogo:Football Manager
  • Clube:Flamengo!
  • Tática:3-5-2

Postado 15/01/2013 - 20:03

Perfeito.. favoritado!
  • 0

#20 erickllopes

erickllopes
  • Membro
  • Falta ritmo de jogo

  • Pip
  • 9 posts

Postado 15/01/2013 - 23:58

Favoritei, perfeito !
  • 0





Tópicos que também usam as tags Gritos, FM13: