Ir para conteúdo

  • twitter
  • facebook



Foto

Como montar uma tática


  • Por favor, faça o login para responder
63 respostas neste tópico

#1 GuGA™

GuGA™
  • Membro VIP
  • Acho que devia incluir o Fórum Manager no meu currículo

  • PipPipPipPipPipPip
  • 2412 posts
  • Sexo:Masculino
  • Jogo:Football Manager
  • Tática:N/A

Postado 11/11/2007 - 13:49

Este tutorial não vai se aprofundar nas opções táticas, o objetivo é dar condição para todos criarem uma tática boa para seu time...

Para quem tem preguiça de ler, vai um resumão aí:

Resumão

Passo 1 -> Escolha uma tática que já vem com o jogo, use-a como template. Escolha algo que favoreça o seu time, por exemplo: se quiser jogas pelas laterais, use alas. Se quiser jogar pelo chão, foque mais no meio-campo. Não existe uma fórmula mágica para escolher a tática ideal, apenas veja onde está o forte do seu time, não há porque jogar pelas alas se não possui jogadores de área com Impulsão alta. Use as instruções individuais apenas para tentar tirar o máximo de algum jogador, mas tente manter um padrão e utilizar bastante as Instruções de Equipe (desmarcando elas nas Instruções individuais). No geral, diria para fazer pequenos ajustes.

Passo 2 -> Defina como você quer jogar. Veja se o seu forte está no ataque ou na defesa, e faça uma tática tirando proveito disso, mesmo que seja necessária uma formação mais recuada.

Passo 3-> O equilíbrio de uma tática é importante. Para isso, seja coerente, e use mais as Instruções de Equipe, evitando definir individualmente a Mentalidade/Liberade de Criação/Pressão, isso é útil para fazer pequenos ajustes e ajuda a manter um equilíbrio.

Passo 4 -> Coerência nas Instruções Individuais: Seja coerente, não use opções conflitantes, como dizer a um jogador para correr com a bola frequentemente e fazer passes a rasgar frequentemente. Ou ele visa passar a bola, ou correr com ela, os dois juntos é complicado. Aproveite jogadores com atributo de Decisão alto para deixar algumas instruções mistas.

Passo 5 -> Coerência nas Instruções de Equipe: Jogar com passe direto e temporização lenta, é o mesmo que dizer "Toquem a bola rápido/direto para o ataque" e "Mantenham a posse de bola". Temporização lenta é recomendável com passe curto/misto, para manter a posse de bola, e vice-versa para jogar no contra-ataque. Cuidem situações assim. Para mais exemplos ler o texto completo.

Passo 6 -> Mande um olheiro com conhecimento tático e com boa capacidade de avaliar a habilidade atual de um jogador para observar os próximos adversários. Faça pequenas alterações de jogo para jogo baseado no relatório do olheiro. Quanto melhor o olheiro, mais completo e fiel será o relatório.

Passo 7 -> Busque o entrosamento, não mude a tática significativamente a cada jogo por conseguir um mal resultado, assim como a escalação. Faça pequenos ajustes para corrigir problemas que surgirem.

Passo 8 -> Fique atento as estatísticas, tanto no geral quanto individual. Elas revelam algumas coisas importantes, como quando a bola está muito presa no meio-campo e não chega ao ataque, e se você tem o domínio do meio-campo com boa posse de bola.

Passo 9 -> Cuide jogadores com atributo Índice de trabalho alto, eles obedecerão melhor suas instruções táticas e jogarão com mais vontade. Trabalho em Equipe também é importante, principalmente para o meio-campo, onde é necessário jogar mais em equipe (passar a bola).

Passo 10 -> Use as instruções de escanteios e laterais, são importantes, um gol pode definir o jogo, né? Para detalhes veja o tutorial completo no passo 10.

Extra -> Jogue na fraqueza do adversário. Exemplo: No caso de uma defesa lenta, use atacantes rápidos. Outra coisa importante são as instruções aos jogadores da equipe adversária, são uteis para anular os jogadores adversários, exemplo: Usar desarme duro em um jogador com bravura baixa.

=========================================
Tutorial COMPLETO

Introdução

Para começar vou dar um exemplo meu. Eu tinha o habito de montar táticas visando o individual, olhava os atributos de cada jogador, e estabelecia as instruções para ele, a princípio é uma coisa normal, e necessária, mas quebra o equilíbrio da tática, até é possível se dar bem fazendo isso, mas chances de obter sucesso são pequenas. Quando falo em equilíbrio, me refiro aos jogadores estarem próximos, ser coerente (por exemplo, o ala esquerda corre com a bola e faz movimentos frente, para cruzar, já o ala direito não faz nenhum dos dois, permanece parado no meio campo, esse time vai ter equilíbrio quando atacar? Até é possível, fazendo algumas adaptações, mas convenhamos que mesmo assim não compensaria, afinal, se você usa um ala, é para ele atacar).


Primeiro Passo: Definindo a tática

É uma das questões mais difíceis, que tática devo usar para o meu time? Em alguns casos se utiliza a realidade como base, muitas pessoas que jogam com o Barcelona usam dois alas ofensivos e um atacante apenas. O fato é que não existe uma fórmula mágica para achar a tática ideal, tem que ver onde é o forte do seu time, e tentar focar nisso. Se você possui um time bom na defesa e fraco no ataque, não tem porque montar uma tática ofensiva, e vice-versa. Se possui dois alas excelentes, use-os... se possui um atacante de velocidade e nenhum centro-avante no time, não há lógica ficar cruzando a bola para a área, e conseqüentemente, não há porque usar uma tática que vise as jogadas pelas laterais do campo.
Comece escolhendo uma das táticas padrões que acompanham o jogo. Elas são como um template, para você trabalhar em cima.


Segundo Passo: Definindo objetivos

Como você quer que a sua equipe jogue? É necessário também analisar onde está o forte da sua equipe, se possui zagueiros de qualidade, e meias com virtude defensiva, com um atacante/meia rápido para puxar a contra-ataque, o ideal seria jogar mais recuado nesse caso. Se você não tiver opções para o ataque, tente contratar, nem que seja por empréstimo, se mesmo assim não conseguir, não jogue tão recuado, mas foque em jogar para não tomar gols, e tentar fazer um. Você pode até tentar se aproveitar dos minutos finais de jogo, jogando pelo empate até boa parte do segundo tempo, e a partir daí renovando as peças de ataque e tentando se aproveitar do cansaço do adversário.

Se a qualidade de sua equipe está no ataque, então a formação deve ser ofensiva. Quando falo em jogar no ataque, não me refiro a colocar a barra de mentalidade para todos atacarem, deve-se ter os cuidados defensivos necessários. Se optar por utilizar as alas, é recomendável ter bons laterais, daí colocando um volante para evitar contra-ataques. Outra opção é fazer os meias se aproximarem dos alas, mas eu a princípio não gosto dessa idéia, aqui não obtive muito sucesso, mas não custa tentar, cada equipe tem suas características próprias.

Independente da maneira como você optar jogar, é necessário o equilíbrio. Não adianta jogar parar marcar mais gols do que tomar, abrindo a defesa e apostando tudo no ataque, pode até dar certo, mas não será por muito tempo... e se a outra equipe tive uma defesa qualificada e um ataque razoável? Daí você deve perder, e feio...


Terceiro Passo: Equilíbrio

Para manter o equilíbrio, eu recomendo utilizar as instruções de equipe com a maior freqüência possível. Exemplo: Evite definir a mentalidade para cada jogador de sua equipe, com isso você corre grande chance de deixar a defesa longe do meio campo, e os atacantes afastados dos meias, criando buracos. Para os meias eu não costumo definir instruções individuais quanto a mentalidade... a mentalidade deles vai funcionar conforme eu quiser nas instruções de equipe, isso é útil (ler sexto passo) e ajuda a manter uma equilíbrio. Eu costumo não definir uma mentalidade específica para os laterais/meias/alas, e dependendo de como se adaptar, para o(s) atacante(s) também.

A mesma coisa pode ser feita na barra de Pressão. Defina isso apenas para os zagueiros, talvez para os laterais e volante(s). Com o Passe também, se você quer jogar no contra-ataque, de que adiantar definir um passe específico para cada jogador, e lá nas instruções da equipe colocar passe "Direto", vai funcionar? Não, e definir um passe específico para cada jogador quebra a harmonia do time. O mesmo pode ser feito com a Liberdade de Criação. Para o Desarme, eu recomendo utilizar instruções individuais, para evitar que jogadores com um Desarme ruim façam entradas duras e sejam expulsos.


Quarto Passo: Coerência (Instruções Individuais)

É necessário ter uma coerência entre as instruções individuais e a tática escolhida. De que adianta utilizar alas ofensivos, se eles forem fracos e assim optar por colocá-los mais recuados? Quando se usa alas, é necessário que eles cheguem a linha de fundo, cruzem, passem a bola, tentem uma jogada individual talvez, é necessário ter uma virtude mais ofensiva, e definir suas instruções assim.

Colocar um jogador com Resistência baixa para fazer pressão sempre, quer tirá-lo do jogo rápido então? Ou lesioná-lo logo? Isso irá detonar com a condição dele, e assim terá que trocá-lo rápido, correndo risco de uma lesão.

Colocar todos os meias para fazerem Movimentos Frente freqüentemente: Você assim quer que eles vão para o ataque, ou seja, desmancha o seu meio, os jogadores saem de posição, e matam você nos contra-ataques. Limite essa opção à poucos jogadores, e com qualidades ofensivas. Para os jogadores com Posicionamento e Decisão bons, pode colocar misto. É necessário avaliar outros atributos, como Resistência, pode desgastar o jogar muito rápido se ele não tiver uma boa resistência. Mandar um jogador com qualidades defensivas fazer movimentos frente não tem muita lógica, porque o forte deles não é o ataque, e sim a defesa. Pense na opção Movimentos Frente como uma opção ofensiva, ou seja, para jogadores com qualidades ofensivas.

Colocar um jogador para correr com a bola e fazer passes a rasgar freqüentemente: Bom, se alguém chega e te diz "Corre com a bola, mas sempre passe a bola", não soa meio confuso? Ou você corre com a bola, tenta passar pelo adversário, ou toca a bola, fazer os dois ao mesmo tempo fica meio complicado, até para o Ronaldinho. Se você tem um meia armador de muita qualidade, que tanto pode correr com a bola quanto pode fazer passes decisivos, deixe as duas opções no misto (para utilizar o misto é sempre recomendado ter uma capacidade de Decisão boa/alta). Evite usar as duas opções em freqüentemente juntas.

Um jogador sem qualidade técnica correr com a bola freqüentemente: Se o jogador não sabe driblar, não tem técnica suficiente, não há porque mandá-lo correr com a bola, é pedir para ele perde-la. O mesmo ocorre se o jogador não sabe cruzar/chutar, ele vai correr com a bola para que então? Qual o objetivo dele correr com a bola? Quer que ele faça o que?

Muitos jogadores com recomendação para chutar de longe: Daí voce não joga, vai ser só chutão para o gol.

Cuidado com o ataque: Colocar um centro-avante para fazer movimentos frente freqüentemente pode fazê-lo sumir do time, essa opção é mais recomendada para o atacante de velocidade, e mesmo assim tendo cuidados. Colocar a mentalidade muito ofensiva no centro-avante também é ruim, o ideal é ter o atacante de velocidade com uma mentalidade mais alta que o centro-avante. Chutes de longe freqüentemente tem que cuidar também, só se for um forte do jogador.

Existem outras incoerências, não me recordo de todas agora. O mesmo pode ocorrer nas instruções de equipe...


Quinto Passo: Coerência II (Instruções de Equipe)

Um exemplo curto: Usar passe direto e temporização lenta. Na primeira opção você diz "Quero que a bola chegue no ataque o mais rápido possível", na segunda "Quero que vocês prendam a bola". Ou você mantém a posse de bola, ou faz ela chegar no ataque diretamente, as duas coisas é meio incoerente. Um passe direto é ideal com uma temporização rápida, jogando assim no contra-ataque. O mesmo ocorre com passe curto e uma temporização lenta, daí para manter a posse de bola. Algumas outras incoerências:

Colocar a Linha Defensiva profunda e jogar no ataque: Abrirá um espaço enorme no seu meio campo. Partindo da idéia de que você joga no ataque para fazer pressão ao adversário, tendo a sua defesa recuado ao máximo, que pressão que você vai exercer? Jogar no ataque recomenda uma Linha Defensiva proporcional, ou seja, mais alta.

Se quer jogar na defesa, use jogadores defensivos, e vice-versa.

Jogar na defesa com uma Liberdade de Criação alta: Eu vejo a Liberdade de Criação como dizer ao seu jogador "Sinta-se livre para fazer o que quiser". Uma equipe defensiva presa pela disciplina tática, se você diz aos jogadores para fazerem o que quiser, que disciplina terá?


Sexto Passo: Olheiros

Eu sempre contrato um olheiro com boa capacidade de avaliar a habilidade atual de um jogador e algum conhecimento tático (quanto mais alto melhor). Mande ele observar a equipe adversária, e assim ele trará um relatório sobre como essa equipe joga. Quanto melhor o olheiro, os dados serão o mais fieis e completos possíveis.

Você pode avaliar cada relatório de uma maneira diferente da minha, mas vou citar alguns exemplos de como eu vejo:

+Equipe adversária joga no contra-ataque, com temporização rápida
Bom, o ideal é não ceder a bola para o outro time, ou seja, manter a posse de bola. Temporização lenta, Passe curto, um meio campo reforçado, e não jogar muito no ataque.

+Equipe joga mantendo a posse de bola
Jogar no contra-ataque, para assim que recuperar a bola tentar matá-los. Se jogar para manter a posse de bola, pode dar certo, mas acredito que ficará um jogo meio parado. Se o empate te for bom resultado, pode jogar assim, mas tenha uma boa estrutura defensiva, a outra equipe jogará procurando espaços na sua zaga. Se optar pelo contra-ataque, use jogadores rápidos.

+Jogo em estádio pequeno e congestionado no meio-campo
Usar mais os alas, dar mais criatividade aos jogadores, e fazer com que façam passes a rasgar mais vezes. Tem que achar um meio de quebrar esses congestionamento. Temporização rápida é uma boa também. Eu nesses casos troco meu centro-avante por um atacante de boa criatividade, bom drible, e rápido.

Com base nesse passo, chega-se a conclusão de que o ideal é ter leves alterações de jogo para jogo. Por isso citei anteriormente em tentar evitar ao máximo utilizar instruções individuais a todos os jogadores. Assim voce pode definir que tipo de passe usará em cada partida pelas Instruções de Equipe, do contrário terá que ficar alterando em cada jogador. O mesmo ocorre com a Mentalidade e a Pressão.


Sétimo Passo: Entrosamento

Não adianta montar a tática, perder o jogo, e já mudar para outra. Tem que ir jogando com ela, para isso recomendo amistosos ou o estadual. Observe o jogo na forma "extendida", veja o que funciona e o que precisa ser alterado. Veja porque tomou cada gol... foi em uma bola perdida? Por qual jogador? Por que ele perdeu a bola? Será que você é o culpado? Deu alguma instrução que ele não tem competência para fazer?... Foi em um erro de posicionamento? Etc, muitas coisas podem ser avaliadas.


Oitavo Passo: Estatísticas

É bom observar, principalmente as estatísticas individuais de cada jogador. Um breve exemplo: Se você coloca o Tcheco para fazer passes a rasgar freqüentemente, é bom olhar se ele está acertando grande parte dos passes e se está fazendo passes "key" (chaves) em grande parte dos jogos.


Nono Passo: Atributos Táticos

Em termos de tática, o atributo mais importante de se cuidar é o Índice de Trabalho e o Jogo/Trabalho de Equipe. O primeiro tem a ver com as instruções que você dá. Se o jogador tiver um baixo Índice de Trabalho, dificilmente vai obedecer às suas instruções, exemplo o Leo Lima, pode até ser craque, mas vai jogar bem quando quiser, e fazer o que quiser em campo.

O Jogo/Trabalho de Equipe é se o jogador é fominha ou não, se for baixo, ele jogará por si só. Jogadores com esse atributo baixo não podem jogar no meio-campo, só no ataque.

Eu na hora da contratação sempre busco jogadores com um índice de Trabalho aceitável, gosto da disciplina tática e de um time esforçado. Um dos atributos mais importantes é Decisão, pois um jogador que tenha esse atributo alto sempre saberá qual a melhor atitude a ser tomada em cada situação. Assim você pode definir para ele algumas instruções individuais como misto, deixando que ele decida o que é melhor.


Décimo Passo: Escanteios e Laterais

Vou ser direto, faço assim nos escanteios:
-> Alguem com Impulsão alta em Near Post Flick On (não sei bem a tradução, acho que seria algo como ficar ao primeiro poste, cuidado que é diferente de atacar ao primeiro poste);
-> O mais forte, com uma impulsão boa, para Disputar com o Goleiro;
-> Um jogador com impulsão e finalização razoáveis para ficar no segundo poste;
-> Um bom finalizador para atacar no primeiro poste;
Resumo: Assim terá quatro jogadores qualificados dentro da área para tentar o gol.

Laterais:
-> Coloque o jogador com o melhor atributo possível em Lançamentos Longos para cobrar os laterais, preferencialmente acima de 18;
-> O zagueiro mais alto fica no primeiro poste;
-> Dois especialistas em chutes longos fora da área;
-> Os alas/laterais (um ou outro, preferencialmente os alas se tiver) para avançar;
-> O atacante deixe em Default (em português deve ser algo como Padrão).


Extra: Instruções ao adversário e jogando na fraqueza dele

Esse não tem muito mistério. Se o outro time tem zagueiros lentos, use um atacante rápido. Se possui bons alas e usam-os bastante, tente anulá-los, talvez recuando seus alas, para marcar os laterais adversários, e seus laterais para marcar os alas deles (já que são os mais avançados do outro time). Ou tente outra coisa nesse sentido, para evitar as jogadas pelas laterais adversárias quando esse for o forte da outra equipe.
Colocar um volante adicional para grudar em um meia diferenciado do outro time, ou num atacante "showman" (craque).
Existem várias situações, mas vou citar só esses dois casos.

Instruções ao adversário é bastante útil, na minha opinião. Se a equipe adversária possui um jogador lento, com drible ruim, coloque para fazer pressão freqüentemente. Se possui um centro-avante lento e drible razoável/ruim, faça pressão freqüentemente, e coloque para mostrar seu pé mais fraco (caso ele tenha um bem definido, do contrário deixe como está). Você pode tentar anular os alas adversários colocando pressão alta ou marcação apertada , não recomendo essas duas opções nunca juntas, e pode colocar também para mostrar o pé mais fraco. Colocar desarme duro nos jogadores com bravura baixa, os fará sumir do jogo. Etc...


Conclusão

Não tentem fazer táticas muito complicadas, façam o básico. Se você tem preguiça, ou não quer pensar muito, não pense, faça algo bem direto, sem muitas instruções. Eu, como dito na introdução, optava por fazer táticas com instruções individuais para cada jogador, sem dar bola para as instruções de time, o resultado foi que jogando amistosos na internet contra pessoas que nem sabiam jogar, perdia sempre. Montar táticas complexas não é a solução. As instruções de time estão lá para serem utilizadas ao máximo. As instruções individuais é apenas para fazer ajustes leves conforme as características de cada jogador.
=========================================

Bom, fiz esse tutorial rápidão aqui, demorou bastante para escrever tudo e foi bem desgastante uhasuheuhase. Espero que seja de alguma forma útil. É apenas meu ponto de vista, fiz bem direto e sem muita teoria, usando exemplos na prática, algumas coisas li no fórum da SI, outras deduzi sozinho. Qualquer coisa postem aí ou me mandem uma MP. Deve ter alguns erros de português, mas isso depois corrijo :P

Se gostarem, futuramente pretendo fazer mais tutoriais nesse estilo, e depois juntar tudo em um manual .pdf.

Leitura adicional
Como montar uma tática (em inglês, e específico sobre instruções táticas): http://community.sig...17/m/9532047553
Preparando a forma física dos seus jogadores: http://forum.fmanage...showtopic=51153
Moral e Crise - Como melhorar: http://forum.fmanage...showtopic=50985

Abraço
  • 0

sportingbet

#2 Dgaaa

Dgaaa
  • Membro
  • Acho que devia incluir o Fórum Manager no meu currículo

  • PipPipPipPipPipPip
  • 1610 posts
  • Sexo:Masculino
  • Jogo:Football Manager
  • Clube:São Paulo
  • Tática:N/A

Postado 11/11/2007 - 14:40

Bom tutorial

:)
  • 0

#3 Charles

Charles
  • Membro
  • É só mais um post, prometo

  • PipPipPip
  • 217 posts

Postado 11/11/2007 - 18:10

Muito bom msm!!!

agora vo faze uma pergunta que me deixa em duvida sempre:
Qual as instruções pro centro-avante de area msm, aquele que fiqua la na frente msm, soh pra empurra a bola pro gol,qual poderia ser?

e na questão de faze mais tutu futuramente.... faz sim cara eh uma boa issu, sempre eh bom ajuda o proximo...rsrsrsrsrs

Editado por Charles, 11/11/2007 - 18:26.

  • 0

#4 GuGA™

GuGA™
  • Membro VIP
  • Acho que devia incluir o Fórum Manager no meu currículo

  • PipPipPipPipPipPip
  • 2412 posts
  • Sexo:Masculino
  • Jogo:Football Manager
  • Tática:N/A

Postado 11/11/2007 - 22:18

Muito bom msm!!!

agora vo faze uma pergunta que me deixa em duvida sempre:
Qual as instruções pro centro-avante de area msm, aquele que fiqua la na frente msm, soh pra empurra a bola pro gol,qual poderia ser?

e na questão de faze mais tutu futuramente.... faz sim cara eh uma boa issu, sempre eh bom ajuda o proximo...rsrsrsrsrs


Aproveitando a pergunta, existe uma questão q acho muito importante, e pode ser feita no tópico.

Os atacantes estão sempre muito afastados do resto do time, mesmo colocando a mentalidade mais baixa, assim a bola nunca chega neles e há sempre chutes de longe. Se for ver os passes feitos por ele, ou chutes dados, são poucos, a bola não chega no ataque. Como resolver isso?

Falando mais direto sobre a sua pergunta, acho que o ideal é dar dar para ele instruções individuais que não lhe dão muita liberdade, colocar quase tudo no Raro, principalmente Cruzar a bola, isso fará ele sair da área com frequência. Movimentos frente tem a ver com a questão acima, isso os torna mais isolados ainda do resto do time, o que é um problema. Correr com a bola deve ser raro também, você quer que ele finalize, não que corra com a bola, certo? Passes a rasgar também, tu não quer que ele passe a bola, e sim chute a gol. Talvez assim dê certo, essa parte de centro-avante e atacantes em geral to dando uma estudada ainda para solucionar esses problemas. Se eu conseguir chegar em uma conclusão mais sólida eu posto aqui depois. Espero ter ajudado em algo ;D

Não esqueça de marcá-lo como Target Man (acho que é Ponta de Lança em portugues), isso ajuda a bola a chegar nele, pelo menos na teoria, preciso observar isso melhor na prática.
  • 0

#5 Charles

Charles
  • Membro
  • É só mais um post, prometo

  • PipPipPip
  • 217 posts

Postado 11/11/2007 - 22:26

Blz se descobrir mais alguma coisa ai posta.... quando jogar vou tentar efetuar essas instruções
  • 0

#6 GuGA™

GuGA™
  • Membro VIP
  • Acho que devia incluir o Fórum Manager no meu currículo

  • PipPipPipPipPipPip
  • 2412 posts
  • Sexo:Masculino
  • Jogo:Football Manager
  • Tática:N/A

Postado 11/11/2007 - 22:45

coloquei um RESUMÃO para quem nao gosta de ler... vi que poucos comentaram, acho que é porque ficou extenso.

Tá la no primeiro post.


abraço
  • 0

#7 Diogo™

Diogo™
  • Membro
  • Ninguém pode acusá-lo de falta de empenho

  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5037 posts

Postado 11/11/2007 - 22:49

Bem maneiro Guga.
  • 0

#8 GuGA™

GuGA™
  • Membro VIP
  • Acho que devia incluir o Fórum Manager no meu currículo

  • PipPipPipPipPipPip
  • 2412 posts
  • Sexo:Masculino
  • Jogo:Football Manager
  • Tática:N/A

Postado 11/11/2007 - 23:07

adicionei o passo 10, q havia esquecido
  • 0

#9 Masca

Masca
  • Conselheiro
  • O que são humanos?

  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 23550 posts
  • Steam:SteamMasca
  • Sexo:Masculino
  • Jogo:Football Manager
  • Clube:E.C. Bahia
  • Tática:N/A

Postado 11/11/2007 - 23:28

Muito bom guga, vou pendurar o tópico.

Quanto ao tamanho do texto, tá bom, quem quer aprender tem que ler mesmo.
  • 0

#10 Douglas.

Douglas.
  • Moderador | FM
  • (´ー`)

  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 40340 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localização:Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Jogo:Football Manager
  • Clube:Cruzeiro (100), Internazionale (50)
  • Tática:4-3-2-1

Postado 11/11/2007 - 23:38

Legal o tópico, ajuda muita gente (principalmente os novatos, a gente demora muito pra pegar isso, se pegar.. :heh: )

O negócio do centroavante, só acho que é bom ter um com 'Decisão' bom e deixar passes no misto, rola um pivô tb, aí é legal marcar o 'Segurar a bola', aí ele vai escorar pra alguém caso não tenha como resolver sozinho.. ;)

Só custo pra arrmar a zaga mesmo, mas ultimamente to conseguindo melhor mas só com laterais defensivos.. seria bom que todo mundo pensasse nisso tb pra fazer uma tática.
  • 0

#11 bbds

bbds
  • Membro
  • GÊNIO É GÊNIO!

  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 34632 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localização:Philadelphia
  • Jogo:N/A
  • Clube:Corinthians
  • Tática:N/A

Postado 12/11/2007 - 12:05

Boa Guga.
  • 0

#12 Jonas Oliveira

Jonas Oliveira
  • Membro
  • Falta ritmo de jogo

  • Pip
  • 18 posts

Postado 12/11/2007 - 13:46

Vai me ajudar bastante. :D
  • 0

#13 Gs2

Gs2
  • Membro
  • É só mais um post, prometo

  • PipPipPip
  • 245 posts

Postado 12/11/2007 - 14:34

exelente tuto!

farei testes para ver se minha tatica individual é inferior a um time unido!
  • 0

#14 Leho.

Leho.
  • Diretor do Fórum
  • A brilliant dwarf!

  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 37117 posts
  • Steam:Steamleho_reis
  • Sexo:Masculino
  • Localização:Campinas/SP
  • Jogo:Football Manager
  • Clube:São Paulo F.C.
  • Tática:N/A

Postado 13/11/2007 - 18:23

Excelente Guga! Continue nesse ritmo.

:parabens:
  • 0

#15 mathas

mathas
  • Membro
  • Acho que devia incluir o Fórum Manager no meu currículo

  • PipPipPipPipPipPip
  • 2147 posts

Postado 13/11/2007 - 22:01

nossa cara parebsn
eu estava fazendo muitaaaaaaaaas coisas erradas como vc disse ali e estava indo mto mal com meus saves
agora que eu li
dei uma ajustada e melhoro muito
o time pode ate perder mas da gosto de ver jogar hehehehe

Parabens pelo tuto cara
  • 0

#16 Nêgo véio

Nêgo véio
  • Moderador | OFF-Topic
  • Não é que seja viciante. Só que não consigo deixar de postar

  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • 13353 posts
  • Steam:Steamluquinh4x
  • Sexo:Masculino
  • Localização:Araruama/RJ
  • Jogo:Football Manager
  • Clube:Flamengo!
  • Tática:3-5-2

Postado 14/11/2007 - 00:29

Boaaa Gugaaaa.

Está mandando bem.
  • 0

#17 fraymund

fraymund
  • Membro
  • Falta ritmo de jogo

  • Pip
  • 8 posts

Postado 15/11/2007 - 16:12

Primeiramente Guga, muito obrigado pelo tutorial! Jogo Fm há algum tempo e só agora percebi que eu cometia erros simples. Sempre culpei o jogo pelos meu erros!hahaha
Agora algumas observações:

agora vo faze uma pergunta que me deixa em duvida sempre:
Qual as instruções pro centro-avante de area msm, aquele que fiqua la na frente msm, soh pra empurra a bola pro gol,qual poderia ser?


Acredito que além de todas as sugestões dadas pelo Guga quanto ao caráter tático do jogador, devemos também sempre prestar muita atenção a um atributo em particular para esta posição: Compostura. Compostura é a capacidade que o jogador tem de fazer o gol quando está cara-a-cara com o goleiro.

Não esqueça de marcá-lo como Target Man (acho que é Ponta de Lança em portugues), isso ajuda a bola a chegar nele, pelo menos na teoria, preciso observar isso melhor na prática.

Acredito que o que você quis dizer não foi Ponta de Lança não, mas sim "Utilizar Ponta de Lança de Referência" ou "Jogador alvo".

Mais uma vez, muito obrigado pela colaboração.

Estou aguardando os próximos tutoriais...

Abraço
  • 0

#18 GuGA™

GuGA™
  • Membro VIP
  • Acho que devia incluir o Fórum Manager no meu currículo

  • PipPipPipPipPipPip
  • 2412 posts
  • Sexo:Masculino
  • Jogo:Football Manager
  • Tática:N/A

Postado 15/11/2007 - 16:42

Acredito que o que você quis dizer não foi Ponta de Lança não, mas sim "Utilizar Ponta de Lança de Referência" ou "Jogador alvo".

Mais uma vez, muito obrigado pela colaboração.

Estou aguardando os próximos tutoriais...

Abraço


exato, hehe, valeu
  • 0

#19 ledtricolor

ledtricolor
  • Membro
  • Falta ritmo de jogo

  • Pip
  • 11 posts

Postado 20/11/2007 - 09:02

como eu analiso a minha equipe, c ela é boa no ataque ou na defesa tem alguma opção pra isso
  • 0

#20 André Boletemos

André Boletemos
  • Membro VIP
  • Membro de honra!

  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 8428 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localização:Balneário Camboriú - SC
  • Jogo:Football Manager
  • Clube:São Paulo FC
  • Tática:4-4-2

Postado 20/11/2007 - 09:05

como eu analiso a minha equipe, c ela é boa no ataque ou na defesa tem alguma opção pra isso

Você pode pedir um relatorio para seu treinador adjunto, e em seu relatoria ele comenta o ponto forte e fraco da equipe e ainda da escalação ideal na opiniao dele.

Mais se vc quer saber por conta propria, tera que analisar cada jogador e ver se tens profundidade em cada setor do campo, tipo se vc tem mais de 2 zagueiros bons, se tem mais de 2 meias bons e assim vai.
  • 0